Como a cor ÍNDIGO age no nosso processo de CULPA

O RAIO ÍNDIGO é a expansão da alma que se estende na infinidade do cosmos.



O ÍNDIGO é a cor que desperta em nós uma consciência ampla e ultrapassa os limites da mente, permitindo uma compreensão maior das situações da vida.

Quando somos afetados por esta cor, saímos da razão e penetramos na emoção e sentimento, função característica do azul. Porém, a pequena dosagem de vermelho contida no índigo não permite que nos percamos nas profundezas do ser.

O ÍNDIGO dá-nos um impulso para crescermos e transformarmos os nossos padrões internos. Com essa sensação que o ÍNDIGO nos causa, podemos trabalhar e remover as CULPAS que carregamos duramente na nossa vida, porque obtemos uma aceitação sobre as posturas que adoptamos em determinadas situações.

E o que é a CULPA?


Todos, em mais ou menos quantidade, muitas ou poucas vezes, já tivemso essa sensação que nos provoca mal-estar, sufoca e oprime.

Pois... A CULPA surge sempre que exigimos de nós aquilo que não aprendemos ou não temos capacidade de fazer. Assim cobramo-nos de algo que pensamos que podíamos ter feito e não fizemos, não conseguindo distinguir a realidade, das exigências da mente. Cobramo-nos a nós próprios de atitudes que o meio social admite com sendo as mais corretas.

A CULPA surge quando percebemos que o modelo ideal instituído pela mente não foi cumprido. Quando há essa percepção, voltamo-nos contra nós mesmos, ficamos deprimidos e passamo-nos a odiar por isso.

A CULPA - o peso e a prisão
Quando isto ocorre, accionamos em nós mecanismos interiores de punição, quer consciente - através de atitudes - ou inconsciente, que desencadeiam processos de sofrimento - como a dor moral e até mesmo física:  a doença. A esse processo de condenação chamamos CASTIGO!

Culpar os outros é exigir deles um comportamento que não está ao seu alcance.




A CULPA é uma auto-agressão responsável por muitos desequilíbrios emocionais.

A CULPA leva-nos a esquecer que o passado foi outra época já passada, sem volta, na qual os nossos valores, discernimentos e limites eram outros. Nessa ocasião, fizemos exatamente o melhor que podíamos. 

As nossas atitudes passadas faziam parte das nossas experiências evolutivas e não podemos exigir de nós algo que não tínhamos. De acordo com a capacidade evolutiva de cada um, fazemos sempre o melhor que está ao nosso alcance.

A cor ÍNDIGO, por nos levar a esse estado de compreensão muito mais amplo da vida, cria as condições adequadas para o PERDÃO.

Ao sentirmos a compreensão, criamos as condições para um perdão inteligente; quando damos o PERDÃO, deixamos de carregar o ressentimento que nos mantém presos a uma situação do passado, que mantemos viva e alimentada pelo nosso rancor.



Perdoar é bom, não só porque nos foi ensinado pelo Mestre há dois mil anos, mas porque faz bem à alma.

Compreendendo  o sentido da palavra "perdoar" (perder e doar), ficamos realmente livres das mágoas e doamos à natureza toda a carga energética negativa que ao longo do tempo fomos criando. É essa "energia presa em nós" que acabará por somatizar tumores cancerígenos no corpo físico, expressando no físico toda a dor e amargura que trazemos na alma.


Como é que a COR ÍNDIGO nos pode ajudar a curar o nosso processo de CULPA e induzir ao PERDÃO, de nós mesmos e dos outros?

O Índigo está ligado ao nosso Chakra do Terceiro Olho ou Frontal.




Este Centro de energia está ligado à glândula hipófise, que se localiza na base do cérebro. Esta glândula controla as hormonas das outras glândulas endócrinas e desempenha um papel importante no funcionamenteo normal do corpo físico, em geral. 
A expressão emocional deste Chakra está ligada ao nosso sentimento de respeito próprio e orgulho. Contudo, quando este Chakra está desiquilibrado para o lado negativo, tendemos a sentir pouca auto-estima e sentimo-nos desvalorizados pelos outros. Muitas vezes a pessoa, em casos mais graves, tem sensações paranóicas em relação a si próprio na companhia de outras pessoas.
Pela expressão mental deste Chakra recebemos inspiração dos planos subtis e de fontes intangíveis do cosmos. A expressão negativa, no nível mental, está relacionada com o aparecimento de medos e fobias e com tendência a confiar excessivamente no intelecto, desprezando a nossa intuição, sempre duvidando e pedindo desculpas para nós próprios.

Exercício proposto



1 - Sente-se da maneira que lhe for mais confortavel;
2 - Feche os olhos e inspire e expire profundamente (7 vezes);
3 - Imagine-se envolto em luz de cor ÍNDIGO (se tiver dificuldade, visualize um tecido, peça de roupa ou cartolina dessa cor);
4 - Sinta essa luz a envolver e a penetrar todo o seu corpo, organizando e curando cada célula;
5 - Concentre-se agora no seu Chakra do Terceiro Olho (situado na sua fronte, um pouco acima dos olhos). Visualize essa luz ÍNDIGO a clarear, limpar, energizar, equilibrar, expandir... esse centro de energia... 
6 - Visualize agora esse Chakra a brilhar fortemente na sua fronte, girando e cumprindo a sua função harmoniosamente.

7 - Poderá complementar este exercício proferindo afirmações para intensificar a ação desta cor em si.
Alguns exemplos: (poderá sempre construir as suas próprias frases)

<< Eu, -------------, mereço gratidão, reconhecimento e o respeito das outras pessoas.>>
<< Eu, -------------, amo-me e aprovo-me a mim mesmo. Eu sou livre.>>
<<Eu, -------------, alegro-me por saber que tenho o poder da minha própria mente.>>
<<Eu, -------------, deixo ir o passado com amor e volto a minha atenção para este novo dia.>>

8 - Outro modo de potenciar este processo de cura interior é beber água solarizada azul Hoponopono

Importante:
O nosso processo de transformação interior parte sempre de dentro de nós mesmos e requer decisão, empenho e muito amor. Qualquer dia, qualquer momento é sempre o tempo perfeito para começar.

Fontes: Valcapelli "Cromoterapia"; Howard e Dorothy Sun " As Cores em sua vida"; Louise Hay "Pode Curar A sua Vida"

Artigos relacionados:
Água solarizada azul Hoponopono
Cromoterapia
Meditação
Tabela das cores 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...