O espetro eletromagnético



Para o ser humano o Sol é a maior e a mais importante fonte de radiação.
Ao conjunto de todas as radiações visíveis e não visíveis provenientes do sol, chamamos espectro eletromagnético.



Todas as radiações que apresentam uma frequência menor que 4,5. 10^14Hz, não são capazes de estimular os nossos olhos, tornando-se assim invisíveis, como por exemplo os raios infravermelhos, as microondas e as ondas de TV e rádio AM e FM (radiofreqüência).
Já todas as radiações que apresentam uma frequência maior que 7,5. 10^14Hz, também são invisíveis, como por exemplo, os raios –X que são usados na medicina, o ultravioleta e os raios –y que são usados no tratamento de cancro.



Radiação Visível

Os nossos olhos são sensíveis apenas a um pequeno conjunto de ondas eletromagnéticas, uma faixa estreita de frequências que se estende aproximadamente de 4,5. 10^14Hz (vermelho), a 7,5. 10^14Hz (violeta), chamadas de radiações luminosas, ou simplesmente luz.


As cores

Desde sempre, o homem reconheceu que a luz era muito importante para a perceção de tudo o que o rodeava, o azul do céu, o verde das plantas, o vermelho das flores ou do sangue dos animais... Porém, a explicação física do fenómeno não foi conhecida senão no século XIX. Dois séculos antes, em 1665, Sir Isaac Newton descreveu que a luz do sol podia ser decomposta em várias cores fazendo-a passar por um prisma de três faces. Isto produzia um espectro que ia do vermelho, passando pelo laranja, o amarelo, o verde e o azul até ao violeta.


A visão das cores

Os nossos olhos têm a percepção da cor de acordo com a frequência vibracional dessa cor. Cada frequência atua no nosso cérebro de forma diferente, desencadeando processos neuronais distintos. Na característica da visão das cores, é importante observar os aspetos físicos, biofísicos e psicológicos.

O estudo da psicologia das cores, isto é, o que cada cor desperta em nós, foi a base da aplicação da cor como diagnóstico (muito utilizado por psicólogos), (ver Teste psicológico das cores) e como terapia (cromoterapia), hoje largamente difundida (ver Cromoterapia).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...