O símbolo do Sagrado nas Mandalas

O YANTRA 



O habitat do homem primitivo, era concebido em forma de Mandala. Nós, pelo contrário, vivemos em casas retangulares, sinal do nosso “mergulho” na matéria. Os lugares santos, as casas de Deus, TODAS têm forma de Mandalas. O plano no solo, tanto das igrejas de estilo basílico, como dos templos ortodoxos gregos, é idêntico ao do YANTRA tibetano: o quadrado, simbolizando o plano da matéria e o círculo, para figurar o plano Divino.

Estas duas formas encontram-se no princípio e no fim do processo evolutivo das formas. As formas primordiais, que são movidas por esse dinamismo interno, são chamadas de YANTRA.

UM YANTRA É UM MICROCOSMO VIBRATÓRIO.

A função do YANTRA é ser símbolo de revelação das verdades cósmicas.


Um YANTRA deve conter as 5 formas de base: - o ponto; o círculo; o triângulo; o crescente de lua; o quadrado; correspondendo assim aos 5 elementos – Akasha (imaterial); Ar; Fogo; Água; Terra.

Os orientais manejam os Yantras com grande reverência e prudência, como se se tratassem de Divindades.
A forma do YANTRA é suficiente para produzir um campo de forças ou energias da Divindade que representam. 

Durante a meditação sobre um YANTRA, o centro do meditante e o centro do Yantra ficam unidos. Esta meditação inclui também o exercício do Mantra (repetição de uma sílaba ou som, com vista a poder centrar a consciência).

O recurso aos Sons nada tem de extraordinário, já que cada YANTRA tem, não somente uma forma e cores escolhidas ,mas uma sonoridade específica. O Mantra mais importante é o OM. Como o YANTRA, o Mantra deve ser manejado com grande precaução.

Pela sua ação, podemos dizer, que toda a MANDALA é semelhante a um YANTRA, - AMBOS NOS “LEVAM” AO CENTRO!

Como se estrutura o YANTRA? 

O centro do YANTRA, o bindu, que representa a matriz criadora do Universo, a sua verdadeira essência, corresponde ao Elemento – Akasha (imaterial). O plano seguinte, o plano material, é formado dos quatro elementos ou “tattvas”. A cada “tattava” corresponde um símbolo-forma, que, como vimos, são: o ponto (“Akasha”), o círculo (Ar), o triângulo (Fogo), o crescente de lua (Água), o quadrado (Terra).

As 5 formas ou vibrações, estão na origem da Totalidade da Criação, e, por isso, da totalidade dos YANTRAS.

Este é o Sri Yantra. É o YANTRA  mais importante da tradição hindu.



O significado:
“Sri” significa riqueza, prosperidade e Yantra significa "Instrumento". O Instrumento para a Riqueza, o Shri yantra traz-nos todo tipo de riqueza material e espiritual. Ele abençoa-nos com o poder, a autoridade, a popularidade e o sucesso financeiro.
Leva ao caminho do nome, fama, sorte e prosperidade. Ajuda a quebrar todos os obstáculos nas nossas vidas. A Geometria Sagrada do Shri Yantra ajuda a limpar todas as energias negativas acertando o nosso caminho para a paz, prosperidade e harmonia e faz tudo trabalhar para nós de uma maneira ordenada.


Eis uma versão em preto e branco para poder fotocopiar, pintar e meditar.



Encontre um ambiente sereno e acolhedor, relaxe e deixe fluir a sua intuição. Escolha um desenho e as cores para onde a sua mão o levar. Deixe que o Yantra o leve ao centro da sua alma... ouça a sua mensagem...

Namasté


Outros artigos relacionados:
- "Mandala Arco-Íris"
- "O Labirinto - um desafio na direcção do centro"
- "Colorir uma especial Mandala da Alegria"



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...